sábado, 28 de fevereiro de 2009

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Happy birthday to you


Big Bago Brasil

Hoje é aniversário de Alex. Ou Tutubarão como diria Carlão. Ele ainda poderia ser chamado de Bagão, Cabeça, Caçarola, PP e muitos outros. Mas se encaixa muito bem mesmo, na posição de ‘grande amigo’.

Tenho muito coisa aqui para dizer do que já aconteceu na nossa amizade desde os tempos de colégio. Mas infelizmente, as mais engraçadas eu não vou poder contar aqui. Pode ficar tranquilo, Alex. Não vou comentar sobre aquela vez que o médico... Ou daquele outra no centro da cidade em que você tava... E nem das vezes que fomos ao...

No futebol Alex era o nosso melhor ponta esquerda. O ‘esquerdinha’ como diria Fábio. Torcedor da estrela solitária, como o pai, Seu Hélio, Alex não gosta de Lúcio (zagueiro da seleção) e ficou muito feliz com o rebaixamento do Vasco, no ano passado.

Ex-presidente, secretário, tesoureiro e qualquer outra função que possa ter existido no extinto Leo Clube Graccho, é um cara organizado, mas de vez quando marca com duas, três ou até quatro pessoas na mesma hora. Ele não sabe dizer ‘não’. Atual presidente da ADEBRA (Associação dos Adevogados do Brasil), Alex tem um potencial fantástico para se envolver em confusões. Especialmente as que ele não tem nada a ver com o assunto. (‘Desde o colégio’, Pipoca pensou nesse instante).

Encoleirado com orgulho. Vira e mexe desmarca alguma coisa com os amigos por que tem que ir no ‘supermercado com a mãe’ ou vai ‘levar a irmã não sei aonde’. Por alguns desses motivos ele é um dos que estão no topo da minha lista de quem dos caras vai casar primeiro.

De fato. Tenho muita coisa que poderia falar sobre esse cara. Momentos incrivelmente divertidos e também alguns tristes que foram superados com a ajuda dele e algumas caixas de cerveja.

Parabéns, cara. Toda a felicidade do mundo para você e que nunca falte gelo para whisky no freezer.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Há vida após a formatura?

Há exatamente um ano estava sendo encerrada oficialmente a turma 76A, sala 10 de jornalismo. Depois de quatro anos juntos e muitos momentos inesquecíveis. Colocamos um ponto final na história de uma das turmas mais brilhantes que já passaram pela universidade do professor Joubert Uchôa de Mendonça.

Talvez hoje olhando para as fotos e lembrando dos momentos você possa pensar: “Eu era feliz e não sabia”. Verdade, éramos felizes. E naquela época queríamos tanto que acabasse logo. Depois de muitos trabalhos, provas, seminários, vídeos e o famigerado TCC, nós sobrevivemos. E vamos ter muitas histórias para contar para os nossos netos.

“Você tem uns coleguinhas que ameaçaram te bater? Na minha época de faculdade tinha um cara que ia com uma espada pra sala” ou “Tem medo da sua professora de química? Espera até pegar uma tal de Balbina” ou talvez “Ficou de recuperação em português por que errou todas as palavras do ditado? A minha professora cortava era meio ponto para cada vez que você pensasse em falar errado. Quanto mais escrever” ou quem sabe “Esse seu amigo mentiroso não chega nem perto de um que eu tive na faculdade” ou ainda quando você estiver diante de um grande problema você lembra: “Passei por Deise e Ronaldo Linhares. Isso aqui não é nada”

Mas o certo é que cada um que passou pela turma ensinou alguma coisa para os demais. (Tá bom. Teve gente que não serviu para nada) Mas a maioria vai fazer falta. Será que nunca mais vamos escutar ‘Talvez’, cantar com a galera o ‘Ou ou ou ou’ de ‘Lasquina’, escutar e dizer ‘valeu boi’, ir assistir aula no sábado de manhã e ver Márcio com aquele shortinho, ir a shows de calouros, na sorveteria do castelo branco, no tio da pizza e tantos outros lugares que só fazem sentido com uma turma como esta?

Quando vamos marcar outro No Limite do Aleixo, comemorar um aniversário sem o aniversariante, ir buscar o cachorro do dono da casa que saiu correndo e só foi capturado 12 km depois, fazer ‘na sua casa com o gugu’, rever os amigos de panda, os vagabundos do copo, jogar war, imagem e ação, dominó, ir pro canecão (com direito a mulher de Tennyson ir buscar ele no bar) ou apenas se reunir na casa de alguém com algumas garrafas de bebidas e muito assunto para colocar em dia?

Nessa mesma noite, há um ano, eu me perguntava: há vida após a formatura? De fato há. Mas perdemos um pouco da diversão e ganhamos muitas responsabilidades e deadlines. Agora não dá mais para dar aquele jeitinho, ir embora e pedir para alguém dizer ao professor que você tava doente, dizer que o trabalho estava exatamente com a única pessoa do grupo que faltou naquele dia ou pedir para alguém dar um toque quando a professora começar a fazer a chamada, enquanto você está batendo papo no mini-shopping.

É de sentir falta realmente. Das confusões na preparação da formatura, as trocas de e-mails (que eu particularmente adorava), a descida no auditório do parque dos coqueiros, em que você se sentiu na festa do Oscar, o vídeo ‘surpresa’ de Ancelmo Góis, um doido que interrompe a professora homenageada batendo palmas, mas ninguém seguiu, Albano Franco dizendo que não sabia que ia falar, mas que depois relaxou e tirou um cochilo durante a cerimônia e a rotina de ensaios fotográficos.

Não tem como fugir ou dizer que não está nem aí. Se você fez parte dessa turma alguns desses momentos estiveram na sua cabeça durante esse ano. E não se preocupe. Eles vão continuar aí para o resto da sua vida.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Brazilliant (2)

emirates_stadium1

O Emirates Stadium é sensacional. A iluminação, o gramado, o conforto para os torcedores e a imprensa, a fantástica vista do campo de qualquer ponto do estádio e tantos outros itens que fazem o torcedor ter mais vontade de sair de casa para acompanhar uma partida de futebol de perto. (Tour virtual pelo Emirates Stadium)

Sem falar que no próprio estádio o torcedor pode ver muito mais que o jogo. Tem museu, restaurante, sala de troféus, lojas do clube e etc. Um verdadeiro shopping center e uma máquina de fazer dinheiro. Mas para isso o clube tem o apoio da torcida e de investidores.

O Emirates leva o nome de uma companhia aérea. Que é o principal patrocinador do clube e bancou grande parte da construção do novo estádio. Por isso foi ‘homenageado’. E os torcedores que comparecem, compram e fazem a marca do clube se valorizar cada vez mais.

Não se encontra mais ingressos para os jogos do Arsenal, no Emirates, na Premier League (o campeonato inglês). Os torcedores fecham pacotes e compram os ingressos para toda a temporada. O mesmo acontece com os outros grandes times como Manchester United, Liverpool e Chelsea.

Infelizmente os estádios brasileiros estão com alguns anos luz de atraso em relação ao Emirates. Mas tenho a esperança que com a Copa de 2014 a gente possa chegar perto disso aqui. O São Paulo, com o Morumbi, o Palmeiras, com o Palestra Itália, o Corinthians, (ah ! esqueci que o Corinthians não tem estádio, que pena), Mineirão, Maracanã, Olímpico entre outros.

Será que um dia o Baptistão será assim?

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Brazilliant

DSC08604

Esqueça tudo o que te falaram sobre a emoção de ver pessoalmente a seleção jogar. É muito melhor. E a minha estréia foi com o pé direito. O Brasil ganhou de 2 a 0 da Itália (atual campeã do mundo). O time estava inspirado e Robinho deu show mostrando aos marrentos italianos como se joga o melhor futebol do mundo.

Fiquei atrás do gol de Buffon no primeiro tempo. Ou seja. Eu vi os dois golaços bem de perto. No primeiro: Elano e Robinho fazem uma tabelinha, a triangulação dá certo e deixa o meia do Manchester City cara a cara com o goleiro italiano. Elano não perdoa e marca o primeiro gol do Brasil. No segundo: a jogada começou dando errado. O time brasileiro tinha perdido a bola e Pirlo estava saindo para o contra-ataque. Robinho vem por trás dele rouba a bola e parte pra cima dos zagueiros. Pedala, corta pra esquerda e chuta cruzado no canto. Golaaaaaaço!

Eu sei que você, caro leitor, deve ter assistido essas cenas na televisão. Mas eu precisava narrar esses lances. Principalmente o segundo gol que foi uma demonstração de raça e habilidade. E de lembrar que tudo isso aconteceu ali, diante dos meus olhos.

Outros jogadores também merecem destaque como a muralha Júlio César, Maicon, Ronaldinho, Marcelo e o incansável Lúcio. Sem esquecer de agradecer o bandeira que anulou dois gols da Itália. Mas isso é só um detalhe.

De qualquer forma, o dia 10 de fevereiro de 2009 vai ficar marcado na minha vida como o dia em que eu vi a pátria de chuteiras, cantei o hino nacional com toda a força dos meus pulmões e vi uma apresentação do melhor do futebol mundial. Momentos assim nos fazem sentir, ainda mais, orgulho de ser brasileiro.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Dá carrim não má

Esse vídeo é para quem joga futebol no vídeo-game. Pode ser besta, mas eu ri muito.

Pior do que o adversário dar carrinho toda hora, é quando o juiz é ruim. Futebol é coisa séria, meu caro.

Fonte: Blog Kibeloco

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Apuração dos votos


A eleição para a escolha da faixa mais vista do ano está encerrada. Agora é só esperar o dia do jogo do Brasil e acompanhar a transmissão para saber qual foi a mensagem vencedora. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Aleixo (TREA), foram computados 7.012 votos, um recorde no quesito EBI (Enquetes bestas na internet). A maioria dos eleitores votaram através da rede mundial de computadores (57 %), através de e-mail, recados no Orkut e no MSN e comentários no blog. Os outros votos foram computados através de mensagem SMS (22 %), entrevistas nas ruas e em uma urna em um dos shoppings da cidade.

O sucesso da enquete foi tanto que repercutiu nos principais jornais do mundo. Financial Times: “Eleição acaba hoje. Mas resultado só saiu na terça”; Washington Post: “Obama espera resultado da enquete para definir pacote econômico”, Globo.com: “BBB: Próxima prova do líder vai ser adivinhar a frase vencedora”; La Gazzetta dello Sport: “Papa acredita que enquete vai ajudar no acordo de paz no oriente médio”. Além disso foram criadas 215 comunidades no Orkut, vários fóruns e salas de bate-papo para discutir o assunto.

Para o presidente do TREA, desembargador Malcivan Barreto da Silva, o sucesso da enquete se deu graças ao amor do brasileiro pelo futebol e a popularidade das comunidades aleixenses pelo mundo. “Em todo lugar do mundo que você chega e diz que é do Aleixo, as pessoas te tratam muito bem. E misturar Aleixo e futebol é sucesso garantido” explicou. Mesmo sendo muito questionado pelos jornalistas o presidente do TREA não revelou qual é a frase vencedora. “Vocês vão ter que assistir a transmissão do jogo para descobrir” brincou Malcivan Barreto.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Mãe, eu tô na Globo!

O jogo do Brasil contra a Itália está chegando. Na próxima semana, dia 10 de fevereiro de 2009, o mundo vai acompanhar o confronto de duas das maiores potencias do futebol. Estarão em campo 9 Copas do Mundo (5 do Brasil e 4 da Itália) e alguns dos maiores craques da atualidade como Kaká, Robinho, Ronaldinho Gaúcho, Adriano, Alexandre Pato, Júlio César, Luca Toni, Cannavaro, Gattuso, Pirlo e Buffon.

Daí eu estava revisando a lista do que levar para o estádio. Ingresso: OK. Camisa do Brasil: OK. Bandeira do Brasil: OK. Radinho de pilha: OK. Câmera para provar que eu fui mesmo: OK. Dinheiro para o espetinho no intervalo (ou pode ser uma banda de laranja ou rolete de cana): OK. Dinheiro para lembranças “Brasil x Itália, no Emirates Stadium, eu fui e você não!”: OK. Quase tudo pronto. Só falta fazer a faixa que eu vou levar para aparecer na telinha da Globo.

Depois de muito pensar, em qual seria a mensagem ideal, eu resolvi pedir a sua ajuda, caro leitor. Até o próximo sábado, dia 7 de fevereiro, estarei esperando a sua sugestão de uma frase que possa chamar a atenção das lentes de todo o mundo. Aí vão algumas, que me deixaram indeciso e já estão na disputa.

1) Do Aleixo para o mundo.
2) Eu sou é do Aleixo.
3) Dunga, convoca o Ventão.
4) Ventão é mais bonito que Kaká.
5) Cadê Xoxó? Xoxó tá aí?
6) Talita, em Portugal não tem jogo do Brasil.
7) We Love Zé!
8) Se Deus é brasileiro. São Miguel (é) do Aleixo.
9) Neneca no coração da gente.
10) Brasil joga na terça. O Vasco na segunda.
11) No Aleixo faz mais frio.
12) Heloisa, prende a respiração por que tá faltando ar aqui.
13) Chama Déda pra tocar seresta.
14) Vitor, assume logo o filho de ...
15) Naquela foto ele tava com frio. Acreditem!